Banner Mundo

Imagem IlustrativaImagem Ilustrativa

Vamos falar hoje um pouco sobre generalidades interessantes sobre idiomas.

Pasmem, há aproximadamente 7.000 idiomas falados no mundo, segundo o compendio Ethnologue, considerado o maior inventário de idiomas do planeta.

Naturalmente que nesse número são considerados os diversos idiomas e dialetos indígenas e de todas as muitas etnias existentes.

No Brasil, temos 188 idiomas, ou seja, o português, e mais 187 variedades indígenas.

O idioma mais falado, em termos populacionais, é o mandarim, considerando-se aproximadamente 1.120.000 de falantes.

O país que detém o maior número de idiomas/dialetos é Papua Guiné, com 820 seguido pela Indonésia com 742. Por outro lado, o único país onde se fala uma única língua é a Coreia do Norte, que é seguido pelo Haiti com 2.

O interessante é que, em um mundo globalizado como no qual vivemos, onde praticamente não há barreiras para a comunicação, que se dá de forma praticamente instantânea, ainda haja tal quantidade de idiomas em uso.

Naturalmente entendemos que os povos que vivem isolados das regiões civilizadas são os grandes responsáveis pela ainda existência desse número impressionante de idiomas, uma vez que não têm acesso aos meios de comunicação das regiões ditas civilizadas ou desenvolvidas, e assim, por razões culturais ou conjunturais preservam os próprios idiomas.

O avanço da chamada civilização e do inegável desenvolvimento global está paulatinamente causando a extinção de determinados idiomas, e nos conduzindo ao uso de um idioma único, o inglês, principalmente na área de negócios, bem como ao fenômeno do Anglicismo, que se refere ao uso de palavras do idioma inglês, que pouco a pouco são aglutinadas aos vocabulários dos diversos idiomas falados no mundo.

Adquirir um segundo idioma, em tempos não muito distantes, representava uma vantagem no mundo dos negócios ou da cultura, porém, o que se conhece hoje é que ser hábil e apto em um segundo idioma, o inglês, no caso, é pré-requisito para um indivíduo sustentar a própria posição profissional ou disputar por uma.

O que nos espera em um futuro não muito distante? Um mundo globalizado, também em termos do idioma falado?

Marcio Ceretti é pedagogo, especializado em docência em nível superior, certificado em idiomas por organismos internacionais.

Saiba mais sobre a metodologia em https://www.marcioceretti.com.br/

Veja: Prof. Márcio Ceretti | English Drops 03 - A origem da palavra cupboard

Veja: Prof. Márcio Ceretti | English Drops 02 - A origem da palavra waiter

Veja: Prof. Márcio Ceretti | English Drops 01

Veja: Prof. Márcio Ceretti | Os Idiomas e suas Origens

Veja: Prof. Márcio Ceretti lança plataforma de inglês com E-Book e aulas em mp3

Veja: Talk Trips de Água Boa inicia viagem de intercâmbio europeu 2019

Veja: Professor Marcio Ceretti inicia novos empreendimentos em Água Boa

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP