Foto: Ezio Garcia | GoogleFoto: Ezio Garcia | Google

A empresa de mineração NX-Gold, que opera desde 2004 em Nova Xavantina na extração de ouro na região conhecida como do “garimpo”, à 18 km do centro, enviou documento à redação do site Sintonia News, comunicando a desistência da empresa de utilizar seu alvará de pesquisa concedido pela Associação Nacional de Mineração (ANM), antigo DNPM (processo nº 866.103/2021), para explorar com fins de mineração 2.581 ha na região da Ilha do Coco, em NX, conhecida por ser o local em que se encontra várias cachoeiras, constituindo-se em grande atrativo turístico do município.

Em contato telefônico com a redação do site, o gerente local da empresa, Sr. Antonio Luís Moutinho, disse que “nunca foi retirado nem uma pedra da região” e que a a decisão da desistência foi tomada pela diretoria em conjunto com oa acionistas. “Não queremos causar nenhum dano à comunidade, pelo contrário, queremos ser sempre, como fomos até agora, parceiros da população. Queremos continuar tomando banho nas lindas cachoeiras da Ilha do Coco, onde eu vou regularmente. Temos que ajudar a preservar aquele santuário e nós vamos fazer a nossa parte” disse Antonio.

O gerente no entanto sublinhou que isto que não quer dizer que ANM conceda de alvará de pesquisa da região para outras empresas de mineração. Segundo Sr. Antonio, a comunicação da desistência será protocolada na AMM tão logo termine o período de recesso do órgão.

Leia na íntegra o documento enviado ao site Sintonia News na manhã desta segunda feira, 17, assinado pela Diretoria Jurídica da empresa NX Gold:

Reprodução Reprodução

 CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP