Foto: Assessoria Foto: Assessoria

Moradores dos assentamentos PA Santa Maria e PA Jaraguá participaram entre o final do mês de fevereiro e o início do mês de março, do curso "Produção caseira de farinha de mandioca e polvilho" ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura de Água Boa.

Além da farinha de mandioca tradicional branca, as participantes também aprenderam a produzir outras variedades como farinha temperada, farinha amarela, farinha puba (d’água), farinha de tapioca, farinha tipo bijú, tapioca e polvilho.

 “Com a capacitação do Pequeno Produtor, temos o intuito de dar condições para que o mesmo venha a beneficiar seus produtos, agregando maior valor.” Disse a Secretária Municipal de desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo Thiene Costa.

O curso foi ministrado pela instrutora do Senar-MT, Edleusa Santos, que atua na área há mais de 25 anos, e de acordo com ela, essa iniciativa através da parceria com o Sindicato Rural e a prefeitura, faz com que as famílias tenha a oportunidade de aumentar suas rendas.

PA Santa Maria

“Esse foi mais um treinamento que o Senar-MT trouxe para essas famílias, para que possamos ter em nossas mesas produtos com classificação e qualidade. Neste ano o curso foi realizado primeiro no PA Santa Maria onde tivemos bons resultados e agora estamos finalizando o mesmo curso aqui no PA Jaraguá, e tanto no PA Santa Maria quanto aqui no PA Jaraguá, o curso foi bastante aproveitado por essas famílias, que agora poderão utilizar as técnicas profissionais, para assim, aumentar suas rendas através da comercialização desses produtos.” Pontuou Edleusa Santos.

PA Jaraguá

De acordo com o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar Otacilio Barboza, a prefeitura está de portas abertas para o Senar-MT e o Sindicato Rural para apoiar e ajudar na realização desses e demais cursos.

"Nós temos uma agricultura familiar que tem que ser desenvolvida dentro de nosso município, e a Secretaria de Desenvolvimento está trabalhando fortemente para isso, e esses dois cursos realizados no PA Santa Maria e no PA Jaraguá fará com que esses assentados possam produzir e comercializar produtos de qualidade." Concluiu Otacilio Barboza.

Para Deusanete Tranqueira, que é uma das alunas participantes do curso, e que reside no PA Jaraguá, essa é uma oportunidade que os pequenos produtores não podem perder.

“Só tenho a agradecer a prefeitura, o Senar, e o Sindicato Rural por esses cursos e, pois para mim é uma qualificação a mais, e que vai ajudar, nós que somos pequenos produtores a melhorar nossas rendas, e essa chance mesmo com os afazeres e dificuldades do dia-a-dia todos os produtores tem que aproveitar e participar.” Finalizou Deusanete.